O que é uma startup e como criar uma empresa startup

O que é uma startup e como criar uma empresa startup

Veja a seguir o que é uma startup e como criar uma empresa startup.

O que é uma startup e como criar uma empresa startup:

Startup é um termo usado para designar uma empresa jovem e inovadora. Além disso, busca custos de manutenção muito baixos. Como também, um modelo de negócio que seja escalável e repetível em curto prazo, buscando explorar atividades inovadoras no mercado. Bem como, são capazes de gerar lucros rapidamente em um ambiente de incertezas.

Logo, há inúmeras mudanças causadas pelas novas formas de convívio social. Pois, o consumidor está em suas casas, e assim, exige empresas capazes de se adaptar rapidamente, bem como, utilizar o poder digital ao seu favor.

Vale salientar, que uma startup não precisa, necessariamente, ser uma empresa de tecnologia. 

A maioria das startups surgem na internet porque é mais barato e mais fácil de criar um modelo de negócio escalável e repetível. Embora exista no mercado inúmeros casos de startups que surgiram no mundo físico.

Startup x negócio tradicional

O risco intrínseco das startups está no caráter experimental do negócio, pois sua operação é totalmente diferente das empresas convencionais.

Ao passo que, os empreendedores tradicionais desenham um modelo previsível antes de iniciar suas operações, os idealizadores de startups partem de uma solução inovadora e a desenvolvem conforme recebem o feedback do mercado.

Ou seja, é a resposta dos clientes e investidores que determina o sucesso da startup, que começa apenas com uma hipótese e arrisca tudo para provar seu valor.

Por isso que as startups são focadas na solução de problemas em massa, tendo um papel relevante na sociedade.

Além do mais, uma startup precisa também ser flexível e rápida em suas decisões. Todavia, grandes empresas tradicionais às vezes levam semanas para que uma decisão seja tomada por seus diretores ou acionistas até mesmo em época de mudanças tão rápidas como as que vivemos agora, causadas pelo novo corona vírus.

Afinal, como uma startup é pequena, geralmente sua estrutura é enxuta e decisões pode ser tomadas mais rapidamente, acompanhando as rápidas mudanças do mercado.

Portanto, nem todas as empresas que estão em início ou empresas pequenas são startups. Pois é preciso desde o início da organização ter como meta o crescimento rápido e um diferencial de mercado forte, estas características por sua vez, irão definir se sua organização é ou não uma startup.

6 características das startups

Veja algumas características que definem bem o que é uma Startup.

1 – É inovadora

A palavra-chave para definir o que é ser uma Startup é inovação, pois ela está vinculada com o objetivo principal da organização, e com isso, a sua maior diferença entre empresas tradicionais.

2 – É uma empresa escalável

Em suma, empreendimento escalável é um negócio que aumenta a sua lucratividade sem aumentar também os custo. Logo, há uma projeção econômica mais rápida.

3 – Trabalham em rápida velocidade

Antes mesmo de dar início ao projeto, estipula-se metas com prazos para determinar o seu faturamento desejado em um dado tempo.

4 – Investem no planejamento

Planejar antes de executar. Esse é o lema que todos que empreendem uma startup devem conhecer.

5 – Possuem uma identidade original

A Startup existe porque soluciona um problema. Então, elas existem não apenas com objetivo financeiro de lucratividade, mas também, atendem a uma demanda do mercado.

6 – Uma equipe com a cara da empresa

Uma Startup só se caracteriza integralmente como tal organização se todos os seus membros tiverem competências e habilidades para sustentar o ideal desse tipo de organização. Pois, quem faz a organização são os membros, portanto, colaboradores que pensam de maneira “fora da caixa”, criativos e inovadores são o perfil certo para atuar nesse empreendimento.

Além do mais, os colaboradores de uma startup precisam ter ou desenvolver determinadas habilidades e competências para se integrar de forma efetiva com o modelo de empresa inovador que são as Startups.

Logo, não basta que o modelo da empresa seja inovador, é preciso também, que as pessoas que compõe a organização estejam comprometidas na mesma intensidade com a inovação. Todavia, é muito comum em startups que as atividade sejam realizadas remotamente por times de trabalhos multidisciplinares – conhecidos como squads. Assim, podem ser gerenciados através de  metodologias ágeis, como o scrum.

Como dar os primeiros passos numa startup

Saiba como começar uma empresa startup

Dê um passo de cada vez. Pois não precisa planejar tanto o futuro
Vários empreendedores não tinham a mínima ideia de onde chegariam quando deram o primeiro passo, a startup AIRBNB iniciou ofertando apenas acomodações de um bairro.

Toda caminhada começa com o primeiro passo

A frase já é conhecida e a  sua startup ou negócio começa com o primeiro cliente. Continue rodando o ciclo “lean startup” até ganhar confiança, conhecimento e uma rede para alçar voos maiores. 

Invista o que pode perder antes de ir atrás de investidores

Uma das premissas mais importantes de startups é definir a perda aceitável. Atualmente existem muitos mitos acerca desse universo, o principal deles é que uma boa ideia pode valer milhões, é uma ilusão acreditar que alguém irá investir, algo significativo, num negócio que ainda não foi validado. Comece seu negócio de forma barata. Se der certo, invista um pouco mais, procure ajuda de pessoas próximas para somente depois, correr atrás de financiamento externo.

Inicie sua startup fazendo o que já sabe fazer, não espere pela grande sacada


Como o investimento é menor no início, teste várias coisas que sabe fazer e que podem gerar algum valor para as pessoas. Você pode ganhar dinheiro com o que sabe fazer e, a partir de atividades simples, como ser motorista para pais atarefados. Profissionais com boa formação e experiência podem atuar como consultores, divulgando seus trabalhos através de redes sociais e donas de casa que cozinham bem podem iniciar uma foodtech de entrega de refeições, por exemplo.

 Se inspire na trajetória de grandes homens de negócio, mas deixe de lado o “romantismo empreendedor”

O “romantismo empreendedor” pode ser entendido como um idealização do que realmente se trata o empreendedorismo.


Portanto, leia a trajetória de grandes empreendedores no Brasil e no exterior e perceberá que muitos começaram pequenos: Walt Disney, Henry Ford, Samuel Klein (Casas Bahia), Miguel Krigsner (O Boticário). E é provável que tinham, proporcionalmente, menos acesso a conhecimento ou recursos do que você agora. 

Perfil dos profissionais das startups

Para criar ou participar de uma startup requer muito mais dos integrantes do que algumas pessoas podem pensar, pois acima de tudo, uma startup tem um comprometimento em demasiado com o sucesso e a inovação.

Por esta razão, para se comprometer fortemente com o desafio que é compor uma equipe de startup, e também, se dar bem nesse novo modelo de negócios é preciso ter ou desenvolver tais habilidades apresentadas a seguir:

PROATIVIDADE

Muito é falado na questão da proatividade. Mas afinal, qual a importância de ser proativo trabalhando numa startup?

A startup requer do colaborador comprometimento com resultados bons e rápidos. Dessa forma, a equipe que compõe a startup precisa agir de maneira mais autônoma para que a rapidez no processo seja garantida. Isso quer dizer que, muitas pessoas precisam de um chefe ou líder para que o guiem pela melhor maneira de executar a tarefa, ou também, para que os mantenham comprometidos com a meta. No entanto, diferentemente de uma organização tradicional, a startup não necessariamente terá uma hierarquia bem definida, isso quer dizer que, pessoas que trabalham com a inovação também trabalham de forma inovadora, portanto, a figura de um chefe pode ser ultrapassada e até influenciar na autonomia do colaborador.

Logo, ser proativo e autônomo são uma características-chave para quem deseja trabalhar de uma forma mais rápida e menos convencional.

CRIATIVIDADE

Como já dizia Albert Einstein, “criatividade é a inteligência divertindo-se”. 

Nesse sentido, o colaborador de uma startup precisa ser criativo na hora de solucionar problemas, ter ideias, desenvolver novos métodos de trabalho, e por aí vai… São inúmeras as demandas para ser criativo dentro de uma startup.

É preciso ter em mente a todo momento que uma startup não é uma empresa convencional, isso quer dizer que, nada está pronto e nada tem um modelo definido dentro dessa nova organização.

Por isso, dizemos que a startup está comprometida com o futuro e a inovação. 

Logo, é preciso do colaborador que o mesmo leve a organização uma nova visão de mundo todos os dias; procurando sempre o que satisfaz processualmente e financeiramente a organização.

É importante também, desmistificar a ideia de que se nasce criativo e não há nada que possa ser feito para mudar esse cenário.

Ser criativo, é também, ser inteligente, ser curioso e participativo. Para isso, é preciso que o colaborador estude a todo momento sobre assuntos de diversas áreas e domine a sua própria. A leitura pode ser uma grande aliada para quem deseja ingressa no mercado das startups.

Acelere o lançamento da sua startup por meio de mentorias

Hoje, a mentoria está cada vez mais presente no mundo dos empreendedores, em especial no mundo das startup’s.

Porém, desde os tempos antigos, as pessoas sempre contavam com alguém de confiança para pedir conselhos.

mentoria-criacao-de-startups

ALÉM DE SER UMA PESSOA DE CONFIANÇA, UM MENTOR É UM GUIA OU CONSELHEIRO. 

O objetivo de um bom mentor é provocar, questionar, contribuir com novas visões, além de compartilhar informações sobre o mercado de startups e evitar que empreendedores, ou também, empreendedores menos experientes cometam os mesmos erros.

Toda mentoria é voluntária: envolve troca, sintonia e só funciona se o mentor e você se beneficiarem da relação. Como founder de uma startup, você estará sob pressão e precisará tomar decisões.

Portanto, mentoria é importante para qualquer pessoa, especialmente para quem deseja criar um startup onde as ferramentas e tecnologias evoluem numa velocidade extremamente alta.

Na trajetória de um empreendedor não há uma rota única para o sucesso, por isso, compartilhar experiências com pessoas que venceram desafios semelhantes contribui para que você tome decisões melhores. 

Apesar de não possuir todo o conhecimento do mundo, o mentor terá o papel de encorajá-lo e orientá-lo. Pois, ao compartilhar experiências e conhecimento é possível desenvolver sua autoconfiança.

Conheça 5 dicas valiosas para escolher um bom mentor

  • Disposição para ajudar
    Escolha alguém que seja generoso, e também, esteja disposto a ajudá-lo. 
  • Tenha boas experiências
    Quem fez bem feito e viveu boas experiências é, seguramente, um bom mentor e pode dar conselhos interessantes.
  • Boa reputação
    Uma boa reputação significa muito. Pois, se há um histórico positivo, essa pessoa sabe como aplicar cada aprendizado.
  • Tenha tempo e energia
    Talvez um dos pontos fundamentais para escolher o seu mentor. Porque não adianta escolher o melhor se ele não dispõe de tempo ou energia para guiá-lo.
  • Seja atualizado
    Ter conhecimento atualizado é vital para um bom mentor. Assim, você não correrá o risco de aprender conceitos ultrapassados. 
  • Capacidade para aprender
    Alguém que esteja disposto também a aprender com você pode incentivá-lo e até construir novos projetos com você. 

Você viu que ter os conselhos certos das pessoas certas pode ser decisivo para sua ideia sair do papel de forma assertiva.

Dessa forma, um mentor é aquele que dá suporte e o encoraja a desenvolver seu potencial. São pessoas que nos passam ideais, lições, atitudes e sabedoria. Por exemplo: um pai, professor, ex-chefe, um colega, seu avô ou qualquer pessoa que inspire você.

A Zimut é uma empresa de tecnologia em Recife – localizada no Porto Digital atendendo clientes de todo Brasil.

Oferecemos mentoria especializada para criação de Startup, além de outros serviços como criação de aplicativos para startups, desenvolvimento de sistemas web e marketing digital para lançamento de negócios digitais.

Agende uma entrevista gratuita com um de nossos especialistas.

Confira mais artigos interessantes

Atendimento On-line em todas as cidades do Brasil

Copyright 2023 - ZIMUT - Todos os direitos reservados.