O que é Mobile First
Mobile First é um conceito que vem ganhando cada dia mais força, devido à influência que navegação mobile possui em nossa sociedade.
Os números crescentes do uso mobile – smartphones ou tablet, no Brasil nos faz ter certeza que precisamos considerar ainda mais os dispositivos móveis nos projetos digitais. E dessa forma, criar projetos digitais que interajam de forma eficiente com os smartphones e tablets.
Levando em conta o layout, interação, e até mesmo o uso de dados.
Seu projeto digital, precisa garantir simultaneamente uma boa performance e a sensação de segurança.
A performance é importante. Pois os usuários estão mais exigentes, impacientes e querem tudo imediatamente.
Além disso, temos uma realidade brasileira de conexões lentas à internet. O desafio, e considerado o tempo ideal, é alcançar um tempo de carregamento de 2 a 3 segundos.
É necessário considerar a conversão desse público para a melhor plataforma que o usuário consiga acessar trazendo comodidade e atraindo o mesmo pela facilidade de acesso e comodidade.
Você sabia?
O Brasil possui 1 Smartphone por habitante. Segundo um estudo sobre o uso das tecnologias de informação no país, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 58% das pessoas que utilizam a internet no seu dia a dia consomem seus conteúdos apenas através dos seus smartphones.
Uso do smartphone no Brasil:
Segundo o relatório Economia Móvel 2019, realizado pela GSMA, no mundo todo temos cerca de 5,1 bilhões de pessoas que fazem uso de algum tipo de telefone celular.
Isso caracteriza 67% da nossa população mundial. Fazendo parte dessa soma cerca de 204 milhões de brasileiros – um valor que representa 97% da nossa população.
Outra pesquisa, que faz parte da edição anual da TIC Domicílios, aponta que do total de 126,9 milhões de usuários da internet no Brasil, 71 milhões a acessam apenas pelo celular.
Caracterizando assim, um total de 56% dos internautas brasileiros. Sendo que em 2014, esse total era de apenas 20% de nossa população.
Todos os dados dessa pesquisa, foram obtidos com a colaboração do Cetic.br, NIC.br e CGI.br, entre out/18 e mar/19.
Qual a importância desses dados?
Tendo em vista que os negócios precisam ser pensados estrategicamente para a realidade dos consumidores. É uma forma do empreendedor desenvolver ações estratégicas com foco na experiência do usuário. Uma vez que, isso aumenta a competitividade no meio digital.
Por isso, o conceito Mobile First está relacionado com uso cada vez maior de smartphones e tablets em nossa sociedade.
Logo, o uso do smartphone impacta na economia, na comunicação e nas relações de mercado.
Portanto, vai além de uma tendência ou inovação, mas sim, uma forma de se adaptar as novas formas de consumo.
Dessa forma, as plataformas com uma melhor experiência do usuário, terá maiores chances de obter um bom ranqueamento e converter mais leads/clientes.
Como também, se faz necessário pensar em novas estratégias e modelos de produtos/serviços que enxerguem as aplicações mobile como premissas na satisfação dos usuários.
Conhecer mais sobre a sua persona – seu público-alvo, é extrair informações que trarão o diferencial de mercado em seu empreendimento. Logo, mapear com precisão a jornada, e comportamento, dos usuários é extremamente necessário.
Presença Digital
Pense um pouco na sua rotina: você acorda e usa o celular. No trabalho, o desktop. Nos intervalos, volta ao celular. À noite continua com ele. Em qualquer lugar seja trabalho, casa ou lazer você certamente terá diversas opções para acessar à internet, mas a principal delas será o smartphone.
A presença digital por sua vez, é o quanto a sua marca está acessível em diferentes plataformas como: site desktop, aplicativo mobile, até mesmo na rádio.
Mobile First surge de uma nova interação entre usuário, empresas e tecnologia:
Surgiu o conceito Mobile First o qual pode ser literalmente traduzido como “móvel primeiro”.
A palavra mobile quando falamos de internet, representa todo tipo de navegação feita através de dispositivos móveis – smartphones.
Portanto, esse conceito define o desenvolvimento de diversos projetos web – como por exemplo – sites, pensando na interação dos mesmos com o smartphone.
Além disso, não apenas a interface é pensada em razão do tamanhobda tela dos smartphones, como também, leva-se em conta o tráfego de dados – visto que, muitas vezes o smartphone está conectado a dados móveis (2g, 3g ou 4g).
Assim, primeiro são criadas configurações e layouts voltados à navegação mobile. Para que só então, o projeto passe ao desenvolvimento de uma versão para desktop.
É preciso deixar de lado o processo validado, consolidado e aquele fluxo de trabalho que sempre funcionou.
Pensar diferente, agir diferente, sair da zona de conforto para encarar o novo!
Basicamente, essa nova forma de desenvolver projetos digitais tem por objetivo se adaptar ao uso cada vez mais crescente dos canais mais usados atualmente para acessar a internet, que são os smartphones e tablets.
Quando iniciou o conceito Mobile First?
Esse conceito atingiu áreas tanto de tecnologia, quanto de marketing. Impactando até mesmo a criação de sites profissionais. Já que empresas que visam bons posicionamentos estratégicos, sabem que o Google prioriza plataformas com esse tipo de desenvolvimento.
Contudo, essa tendência não é tão atual quanto muitas pessoas pensam e, sim, apenas vem se popularizando.
Foi entre 2009 e 2010 que Luke Wroblewski – Diretor de Produto do Google, deu início ao conceito de Mobile First através de seu próprio blog.
Além disso, em 2011 ele lançou o livro intitulado como “Mobile First” que é considerado, uma leitura obrigatória para entender de fato essa estratégia e sua aplicabilidade.
Afinal, qual a importância de um site adaptado para celular?
O processo de desenvolvimento com ordem invertida (Interação do Mobile primeiro) não é uma tendência lançada como forma de inovar o mercado digital. E, sim, se adaptar a forma como esse se transforma. Ou seja, seguir essa tendência se faz necessário para não ficar atrás dos seus concorrentes.
O Mobile First é um conceito que põe cada vez mais a experiência do usuário em foco.
Uma vez que, isso aumenta a competitividade no meio digital. Bem como, estimula o aumento das vendas ao entender cada vez mais o que o público demanda, e não apenas o que sua empresa deseja oferecer.
Em síntese, a navegação mobile se torna cada vez maior e por isso, desenvolver sites, plataformas, conteúdos, entre outros. Então, se torna algo essencial para a atender a uma melhor interação com os clientes.
Além da mudança de mindset, prazo e conhecimento, há 5 tópicos que requer que tenhamos uma visão diferente:
Usuários:
Seus usuários estão conectados à internet o tempo todo. Por isso, se sua marca estiver acessível a um maior número de pessoas, maior será o número de clientes alcançados.
Negócios:
Os negócios mudam e acompanham a tecnologia. Conhecer sobre as tendências do mercado é estar sempre à frente dos concorrentes conquistando sempre a liderança no mercado.
Design:
A era digital é totalmente visual. Ou seja, ao lidar com smartphones e tablets, é preciso pensar na interação e a acessibilidade que os usuários terão com a plataforma. Portanto, desenvolver um design inteligente é necessário para a satisfação do seu cliente.
Presença Digital:
Como já falado, a presença digital é o quanto a sua marca está acessível em diferentes plataformas.
Acessibilidade:
Acessibilidade se refere à possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia. Por isso, o projeto digital deve estar disponível pelos diversas plataformas de acesso como smartphone, tablet ou notebook.
Em resumo, o Mobile First é um conceito que coloca a experiência do usuário em primeiro lugar, uma vez que leva em conta a plataforma que mais tem acesso atualmente que são smartphones e tablets.
Começar o projeto digital pensando na primeira via de acesso é desenvolver ações que irão facilitar a interação e capturar clientes por meio da melhor experiência com o usuário.
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