Como um aplicativo pode mudar seu negócio
No Brasil mais de 5,5 milhões de pessoas já ganham dinheiro com aplicativos. É importante que você saiba como um aplicativo pode mudar seu negócio.
62% da população brasileira está conectada através das redes sociais, ou seja, 130 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais. Desses 120 milhões realizam o acesso através de seus celulares. O que isso indica? Os consumidores passam cada vez mais tempo on-line, nos seus dispositivos móveis, ter presença no meio digital, através de um app é fundamental para os negócios que querem continuar crescendo.
Além do aumento de vendas, quanto maior variedade de smartphones, com sistema operacional Android e IOS, o número de aplicativos disponíveis também cresce, o que indica ser uma estratégia assertiva investir nesse nicho, que cresce dia após dia.
Até já surgiu no mercado um novo termo, a economia dos aplicativos!
Além do mais, fazer compras nunca foi tão fácil. Hoje existem inúmeras empresas de vendas de todos os segmentos possíveis na internet, roupa, calçado, produtos eletrônicos, e até a possibilidade de você fazer a feira de comida no conforto da sua casa, sem filas e sem estresse.
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Segundo a revista exame:
O Brasil virou um dos terrenos mais férteis para a popularização dos apps por uma conjunção de fatores econômicos e sociais. A recessão que assola o país desde 2014 e a taxa de desemprego elevada levaram as pessoas a procurar serviços mais baratos e também a buscar novas formas de trabalho. Soma-se a esse cenário a ascensão das classes C, D e E, que passaram a consumir pela internet e, sobretudo, pelo celular. De 2010 a 2018, a penetração de smartphones na classe C passou de 42% para 77%; entre as classes D e E, de 13% para 49%.
A revolução dos aplicativos pode ainda nem ter começado. “O capitalismo de multidão só tende a crescer nos próximos 20 anos. Devemos ver mais progressos em áreas como saúde e até energia, com as pessoas podendo comprar eletricidade de seus vizinhos”, diz Arun Sundararajan, professor na Universidade de Nova York e autor do livro Economia Compartilhada: o Fim do Emprego e a Ascensão do Capitalismo de Multidão.
Não reme contra a maré, use um aplicativo para mudar seu negócio:
Um bom empreendedor é acima de tudo uma pessoa que tem como característica básica, a fácil adaptabilidade. Por isso, vale salientar, que novos tempos precisam de novas ideias. Por isso, é de extrema importância que você fique de olho na tendência do mercado.
Aplicativos que ligam produtos e serviços dominaram seis dos dez maiores investimentos na América Latina de 2012 a 2018.
Hoje, o mercado está fervendo na área de tecnologia e inovação. Então é por esse caminho que você deve seguir se quiser ter êxito em seu negócio.
O mercado de aplicativos coloca frente a frente empresas brasileiras e estrangeiras. Entre os brasileiros, nenhuma companhia tem números tão impressionantes quanto a Movile, que já conta com 2.300 funcionários. A empresa foi criada na virada do milênio, com mensagens de texto. Seu ecossistema de aplicativos já atingiu mais de 350 milhões de usuários. Com taxa de crescimento anual de 60%, planeja chegar a 1 bilhão de usuários até o fim de 2020. Uma de suas maiores apostas para atingir a meta é o iFood, pioneiro na transformação de pedidos telefônicos em pedidos digitais.
É importante, primeiramente, que você entenda quem é o seu público e qual o propósito do seu negócio. Não adianta copiar: é preciso, acima de tudo, desenvolver uma cultura de inovação. Utilizando metodologias ágeis para criar seu aplicativo, testando e errando barato e rápido.
Startups de sucesso como 99 e Uber, são apenas uma amostra do que existirá na próxima década.
Razões para investir num aplicativo para o seu negócio
1-MAIS FACILIDADE DE CONTATO COM O CLIENTE
O perfil do consumidor de uma empresa pode não alterar tanto ao longo dos anos, mas sua forma de interagir com a empresa sim. Diversificar os canais de atendimento ao cliente não é apenas uma estratégia para acompanhar as inovações, mas também uma forma de atender necessidades básicas dos clientes.
Ao proporcionar canais de atendimento diferentes, a empresa também está captando mais informações do seu público e em formatos diferentes, o que cria uma base de dados estratégica para futuras ações comerciais.
Criar um aplicativo exclusivo da empresa para que os clientes possam acompanhar seu consumo, tirar dúvidas e até realizar algumas configurações e upgrades em seus pacotes de serviços também é uma forma interessante de diversificar os canais de atendimento ao consumidor.
A facilidade que os aplicativos para celular proporcionam agradam clientes que possuem pouco tempo para fazer contato com centrais de atendimento convencionais e precisam de respostas em curto prazo.
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2-FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES
Não pense que o acesso pelo aplicativo é o mesmo que pelo site. Pelo contrário, pelo aplicativo é possível obter maior fluidez na navegação, pois o acesso é mais rápido e direto.
Além do mais, profissionais de marketing inteligente reportaram que aplicativos de marketing coletam dados dos visitantes com mais precisão, alimentando melhores características de personalização.
Dessa forma, é possível, pela coleta de dados, que você obtenha dados precisos sobre os seus clientes como, por exemplo:
– Quem são as personas:
Por meio do cadastro você coleta informações importante como sexo, idade, escolaridade e outros fatores que te ajudarão a traçar um perfil exato do seu cliente. Facilitando, assim, que você crie estratégias específicas e não perca tempo, dinheiro ou pessoas que não serão seu real cliente, fazendo a captura de clientes de forma mais efetiva.
– O que elas estão procurando:
Por meio da ferramenta de busca você consegue obter mais informações sobre o que os seus clientes estão procurando, e com isso, oferecer mais produtos com mais exatidão de oferta e procura.
Portanto, a fidelização do cliente é decorrente do conhecimento do mesmo. Com a grande diversidade existindo hoje no mercado, é importante que você tenha em mente que apenas ter um bom produto não vende mais. É preciso além disso, é preciso que você saiba qual a melhor experiência de compra para que obtenha a fidelidade e tenha sempre vendas crescentes.
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3- CONTEÚDOS INTERATIVOS
Como falado anteriormente, é legal que você pense além das vendas. Você deve também pensar na experiência que seu cliente terá com a sua empresa.
O conteúdo interativo, por sua vez, é uma ótima ferramenta para conectar e estabelecer um relacionamento profundo com os seus clientes.
Veja alguns exemplos:
Quizzes e testes;
Avaliações;
Galerias;
Pesquisas e votações.
EXPERIÊNCIA DE OUTROS NEGÓCIOS COM O ADVENDO DO APLICATIVO
Um bom ditado é aquele que diz: “Os espertos aprendem com os seus erros, mas os sábios aprendem com o erro dos outros”. Por isso, antes de tomar qualquer decisão para o seu negócio, principalmente se você está entrando no mercado agora, é que você fique de olho no que outras grandes empresas fizeram que deram certo ou não.
Passada a fase de isolamento social, causada pelo novo coronavírus, com pouquíssimo tempo para adaptar seus negócios ao delivery , empresários de pequenos negócios e grandes redes estão investindo no desenvolvimento de aplicativos personalizados e para entrega própria de suas marcas.
A tendência que vem crescendo, pois, desenvolver aplicativo próprio, proporciona um custo operacional menor, em torno de 5% por pedido — contra os cerca de 20% de Rappi, Ifood e uber- controle na logística e, principalmente, acesso ao cadastro de clientes, o que consolida a marca e permite traçar novas estratégias de relacionamento.
Agora que você já sabe como um aplicativo pode mudar seu negócio, entenda que é possível inclusive em pequenos e médios negócios.
Uma alternativa para negócios menores é juntar-se para ganhar força e reduzir os custos operacionais.